Se você é Presbiteriano, certamente já ouviu falar no ministério de música ou grupo de louvor. No entanto, embora grande parte dos fiéis reconheçam os constituintes do ministério tão logo adentrem à Igreja, poucos sabem qual é o seu papel.
Cantar, você diria. Definitivamente, o canto é a base de todo e qualquer ministério musical, mas quando buscamos em seus princípios os sentidos que o fazem existir, deparamo-nos com significados surpreendentes.

A verdade é que cada discípulo que constitui o ministério da música tem a sua razão de ser e é por isso que buscamos, com esta publicação, oportunizar um grande conhecimento do papel desse ministério dentro do corpo da Igreja Presbiteriana Semear.

QUAL É FUNÇÃO DO MINISTÉRIO DA IP SEMEAR?
Considerando que por meio da música conseguimos expressar diversas emoções, sobretudo, aquilo que há de mais belo em nós mesmos e tocar as pessoas com mensagens de verdade e fé, o Ministério de Música consistiria em uma ferramenta de evangelização para a Igreja.
Perceba que quando as verdades de fé ganham melodias e harmonias, mais pessoas são compenetradas por meio da identificação afetiva. Elas se sentem inflamadas com o louvor e acolhem com esperança a palavra divina.

Mas precisamos entender que o Ministério da Música é bem mais do que a invocação de um canto bonito. É levar e ser levado pela palavra de Deus e mover transformações poderosas a partir da evangelização.

É ver nos cantos e hinos uma possibilidade de transparecer o amor, a solidariedade e a fraternidade divina em união com todo o discipulado. É utilizar de um dom divino para espalhar os ensinamentos de Jesus de forma leve, mas não menos que consoladora e comprometidos com o Senhor.

É deixar ser tocado e tocar os corações dos irmãos com o seu próprio Verbo. Mas é também, dia após dia, ressignificar-se ao evocar Deus com seu canto para dar graças, louvores e glória ao Deus santíssimo e Todo-Poderoso.

A IMPORTÂNCIA DE CADA MEMBRO DO MINISTÉRIO DE MÚSICA

Os constituintes do Ministério da Música da IP Semear são tocados por Deus e chamados a espalhar a sua Palavra por meio de seu canto. Após o encontro com o Senhor Jesus, os membros se convertem em discípulos. A partir daí, passam a comungar da vida em comunidade e formam o corpo da Igreja enquanto um Ministério.

O ministro de música que dirige os caminhos do ministério tem funções de alta responsabilidade para com os membros. Se considerarmos a função eminentemente espiritual, chegamos ao ponto em que o dirigente precisa munir os fiéis de estudo a fim de amadurecê-los espiritualmente, mas antes ele precisa ter uma vida comprometida com Deus, afinal, é preciso estar antes com Deus, para levar a palavra divina aos demais.
Aliado a isso, é preciso que o “líder” do ministério seja capaz de prestar auxílio individual a cada um dos seus companheiros, mostrando-se solícito em momentos tempestivos e de grandes adversidades. Ajudar e ser ajudado são ideias da vida cristã em comunhão com Cristo.

A fidelidade e a credibilidade são virtudes que não podem estar ausentes em um dirigente ou membro do Ministério de Louvor da IP Semear. Mais que isso, é preciso ainda que o líder do Ministério e os demais membros aceitem as decisões dos superiores, sobretudo do Conselho da IP Semear, e mantenha uma relação de respeito e comunhão com os demais membros. É preciso ouvir as dores e necessidades, mantendo-se humilde, afinal, o Ministério não é de um indivíduo, mas de Cristo.

É papel do líder e membros escolher os cânticos que serão entoados com fins de tocar os corações dos fiéis. Aqui, exige-se muito estudo e comprometimento aos ensaios por parte dos membros para que alcancem a harmonia capaz para ser usados pelo Espírito Santo.
Aliás, é sempre importante trazer os cantos populares e clássicos que já estão na boca de todos, pois assim, a identificação se faz mais forte. Mas é claro que novos cantos também são bem-vindos, principalmente quando compartilhados com demais Ministérios.

Partilha é uma palavra que bem define o Ministério de Música, sendo crucial que o dirigente e os demais membros compartilhem conhecimentos e sentimentos. A propósito, o grande papel dos músicos é assimilar a Palavra e refleti-la em canto em harmonia com as vozes entoadas para a edificação, transformação de vidas para a glória de Deus. Proclamar a glória de Deus através da música, dos cânticos, hinos e da vida.

Responsáveis pelo Ministério